( E-Zine – 1 ) TÉCNICAS – PROSPECÇÃO
Estamos chegando ao final do ano e você deve estar, neste momento, tentando cumprir seu orçamento de vendas. Alguns estão cumprindo e até superando as previsões, outros trabalhando dobrado para conseguir terminar o ano sem prejuízos muito grandes.
Nesta edição estou falando sobre três assuntos que merecem a sua atenção.
Primeiro vamos falar sobre a fase mais importante da venda que é a prospecção.
Logo mais falaremos no segundo tópico sobre a importância do treinamento para a melhoria do desempenho da força de vendas e por último temos um artigo técnico dedicado ao planejamento de vendas.
Boa leitura
CICLO DE VENDAS – PROSPECÇÃO.
A prospecção é uma das fases mais importantes do ciclo de vendas. A partir de uma boa prospecção é possível determinar a quantidade de prováveis fechamentos que vão ocorrer ao final do ciclo de vendas.
O que é PROSPECÇÃO?
É um processo organizado e estruturado de busca de prospects para os produtos ou serviços que comercializamos.
O que caracteriza o PROSPECT?
Para ser enquadrado como prospect o cliente/consumidor precisa ter algumas características que o configuram como provável cliente/consumidor dos produtos ou serviços que comercializamos, tais como ter dinheiro e poder decidir a compra.
Desta forma, PROSPECÇÃO, é o método estruturado e organizado de procurar clientes/consumidores que tenham como principal característica a possibilidade de serem clientes/consumidores dos produtos que comercializamos.
Como fazer PROSPECÇÃO?
A primeira providência é caracterizar adequadamente o perfil do prospect.
A prospecção segmentada gera resultados mais rápidos e confiáveis.
Uma lista de atributos deve ser elaborada para identificar os meios de acessar os prospects.
A segunda etapa da prospecção é a identificação dos prováveis locais de contato, onde é possível encontrá-los.
A terceira é escolher o método ou métodos de abordagem, que são diversos.
- Contatos pessoais
- Referências de clientes
- Indicação de outros clientes
- Redes de amigos
- Tentativas “a frio”
- Gerados pela empresa
- Telemarketing
- Mala direta
- Vendedores juniores
- Exposições
- Fontes secundárias
- Jornais
- Catálogos
- Bancos de dados
- Internet
Para cada tipo de prospect procurado existe um meio mais adequado de encontrá-lo.
No próximo e-zine vamos falar do processo de qualificação dos prospects.
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